Líder ou chefe, qual o perfil do gestor de sua empresa?
Conforme FISCHER (2002) a expressão gestão de pessoas também não significa a simples tentativa de encontrar um substituto renovador da noção já desgastada, de administração de recursos humanos. O autor ainda destaca que seu uso procura ressaltar o caráter da ação a gestão e seu foco de atenção, as pessoas.
Quando falamos em gestão de pessoas é inevitável não abordar o tema liderança, assim, Arellano e França (2002) definem liderança como o processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas. O núcleo desse processo de interação humana é composto do líder ou lideres, seus liderados, um fato e um momento social.
Sabemos que as empresas visam o lucro, porém não há empresa sem pessoas, logo, não há lucro sem pessoas, e como ter as melhores pessoas ? Simples também ! Temos que respeitá-las e tratá-las da mesma forma que gostaríamos de ser tratado. Mas porque isto não acontece, se sabemos algumas das principais respostas?
Em minhas conversas com os mais variados tipos de pessoas, percebo que a grande dificuldade em nossa sociedade atual e a questão de lidar com pessoas. Um amigo meu disse que está tão cansado das pessoas, em sua empresa, que tem hora que dá vontade de desistir de tudo e se tornar um eremita (pessoa que vive em lugar deserto, isolado). Nesta conversa disse a ele que o melhor caminho não é este, e muitas vezes é importante ter com quem conversar para desabafar se preferir pode contratar um coach. Cada ser humano possui características diferentes como; cultura, pensamentos e atitudes que por muitas vezes acabam comprometendo toda uma equipe ou proporcionando seu crescimento.
Um bom gestor é aquele que é capaz de influenciar as pessoas de forma que elas encontrem dentro de si a motivação para atingirem os objetivos determinados pela Meta. Em suma, se você quer atingir um objetivo e quer fazer com que as pessoas o sigam, comporte-se amorosamente, satisfazendo suas reais necessidades, ouvindo-as e se relacionando bem com elas. Cada um de nós escolhemos ser quem somos, o comportamento que teremos, e essas escolhas estão baseadas em nossas crenças, assim é preciso fazer escolhas acerca daquilo em que se acredita e procurarmos ser o melhor que pudermos.