LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
Através do DECRETO Nº 5.626, de 22 de Dezembro de 2005, art. 3º: A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O Curso completo tem duração de 2 anos e é composto por um total de 04 módulos (Básico, Intermediário, Avançado e Conversação) sendo que cada módulo tem duração média de 4 meses;
OBJETIVO
Proporcionar ao participante aprendizado e utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), desfazendo mitos sobre esta Língua ao apresentar sua lógica e seu mecanismo de funcionamento, bem como a interação surdo/ouvinte a anular o preconceito ancorado na desinformação e, principalmente proporcionando o relacionamento com o surdo, dando-lhe bagagem para a comunicação plena. Desenvolver autonomia na comunicação com o surdo;
PROGRAMA
1º Módulo – BÁSICO
- Políticas públicas de inclusão (Decreto de LIBRAS)
- Linguagem e surdez
- Prática de LIBRAS: alfabeto, números, semanas, calendário, cores, vocábulos iniciais.
2º Módulo – INTERMEDIÁRIO
- Cultura surda
- Relação LIBRAS/Português
- Prática de LIBRAS: frases, verbos, adjetivos, substantivos, pronomes
3º Módulo – AVANÇADO
- Língua Portuguesa escrita e LIBRAS
- Sistema de Transcrição para a LIBRAS
- Prática de LIBRAS: diálogos, narrações, tradução de textos
- Estratégias de tradução e interpretação em LIBRAS
- LIBRAS nas áreas de conhecimento específicas: matemática, informática, biologia, comunicação, etc.
- Prática de LIBRAS: tradução de vídeos, histórias, jornais, etc.
4º Módulo – TREINAMENTO PARA INTÉRPRETE
- Tradução e Interpretação em LIBRAS
- Ética nas questões de interpretação
- Prática de LIBRAS: diálogos complexos, tradução de textos, narração de histórias.
A QUEM SE DESTINA
Dirigido aos Profissionais da área de Educação e Saúde, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, pais, pessoas que trabalham na área de atendimento ao público e demais interessados.
METODOLOGIA
Os métodos, técnicas e recursos utilizados na exposição do Conteúdo Programático, serão feitos através de aulas expositivas e interativas; práticas, com apoio de recursos audiovisuais, aulas práticas e recursos musicais.