LIDER MENTOR

O Líder Mentor: A verdadeira essência da Gestão de Pessoas

O ambiente empresarial está mudando continuamente, tornando-se mais complexo e menos previsível, e cada vez mais dependente de gestores que tenham as características de um Líder Mentor. É preciso que as empresas e gestores estejam preparados para mudança de Mindset, quanto ao desenvolvimento humano. Nos dias de hoje, podemos dizer que um Mentor é um guia, um conselheiro, aquele que com sua vasta experiência, transmite conhecimento, além de ser uma pessoa de total confiança.

Em muitas empresas, temos a oportunidade de encontrar excelentes gestores, profissionais altamente qualificados, com grandes conhecimentos, grandes currículos e capacitações. As chamadas hard skills (conhecimentos técnicos adquiridos pela experiência) raramente estão em falta nos gestores destas grandes organizações. São profissionais que possuem conhecimentos suficientes, para fazer tudo da melhor forma possível e gerar transformações significativas.

Mas, por que não vemos isso acontecer? O que está faltando? Por que entre tantos gestores, com tanta competência e capacidade técnica, não encontramos grandes Líderes Mentores?

O desenvolvimento de pessoas necessita de comprometimento profundo e contínuo, para desenvolver as soft skills (habilidades pessoais, que dizem respeito à maneira como você se relaciona e interage com outras pessoas), de forma que poucas pessoas sabem, como fazer ou têm a oportunidade de aprender a desenvolvê-las profundamente. É preciso que as empresas repensem seus métodos, afinal a forma de gerir pessoas significará muito na evolução desses profissionais, e de como construir um posicionamento estruturado que estimule a troca de conhecimento Tácito e Explícito, para o fortalecimento das funções dentro da sua organização. 

O Líder Mentor faz parte de uma revolução da verdadeira essência da Gestão de Pessoas nas organizações, que proporciona crescimento e transformação expressiva. Nestes profissionais são observadas algumas características fundamentais quanto a:

  • Personalidade: que define as aptidões essenciais de uma pessoa, seu caráter e determinam suas preferências e seu temperamento. A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo;
  • Sabedoria: para conseguir lidar com as mais variadas situações, sempre procurando proporcionar o melhor resultado. Quem tem sabedoria possui a capacidade de influenciar as pessoas e propor as melhores soluções;
  • Humildade: de saber ouvir e valorizar as pessoas e suas ideias. Compreender quem é cada uma das pessoas que estão ao seu lado e como tratá-las, de forma personalizada, praticando o verdadeiro sentido da empatia no desenvolvimento de pessoas;
  • Competência: saber a importância do autodesenvolvimento, práticas para estabelecer uma comunicação persuasiva com maior credibilidade, obtendo novos conhecimentos e habilidades, além de atitude e foco em suas atividades.

As características destacadas aqui, não são desenvolvidas da noite para o dia, são aprendizados de uma caminhada, levam tempo e são mais facilmente aprendidas, quando são desenvolvidas por alguém, um Mentor, e absorvidas pelo método implementado.

O processo de Mentoria é um relacionamento interpessoal e personalizado, onde um grande líder é formado por outro, é o lugar onde o Mentorado pode expor de forma aberta suas percepções, dúvidas e angústias para alguém experiente, e aprender sobre os hard e soft skills. É também onde ele fortalece a compreensão da missão, para manter a visão de futuro alinhada aos valores compartilhados, para gerar conexões profundas, não sendo apenas máquinas focadas em produtividade e concretização de metas. Com utilização da Andragogia (ensino para adultos), a Mentoria torna-se um processo educativo para esse Líder Mentor em formação e amadurecimento, e é também um agregador para o Time, pois, ao mesmo tempo que esse grande líder é formado, ele forma outros também.

A mentoria é um processo de longo prazo dentro de uma empresa onde é preciso ter clareza de propósito com Integridade entre o que se fala e o que se faz, mostrando a direção para onde ir e como ir, pois; “A palavra move, mas o exemplo arrasta”. É importante também após levantamento dos GAPs de hard e soft skills proporcionar aprendizados para fortalecer os mesmos.

O processo de mentoria não é um caminho fácil e rápido. Mas com certeza é um caminho sólido para desenvolver poderosamente a autonomia intelectual dos Mentorados, capacitando-os a transformar-se em sua melhor versão com as práticas de Mentoria para Alta Performance. Conte conosco da Mega Inovação para te ajudar a Lapidar seus Talentos e desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários de um Líder Mentor.

Quer saber mais detalhes de como transformar seus gestores em LÍder Mentor? Basta enviar e-mail para diretoria@megainovacao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *